Sunday, August 20, 2006

 

TERMINAL: Agoniza a candidatura de Geraldo Alckmin (PSDB) à Presidência. O tucano e seus seguidores sabem que têm basicamente 20 dias, até 10 de setembro, para saber se haverá ou não segundo turno. Os sinais emitidos pelo eleitorado após uma semana de propaganda gratuita dizem que não: Alckmin caiu, Lula (PT) subiu, e Heloísa Helena (PSOL), a bordo de uma coligação frágil e com pouco mais de um minuto de televisão, também teve crescimento, sobre faixas sociais que, em tese, votariam contra a esquerda. O quadro é de queda continuada do postulante do PSDB na classe média e impossibilidade de sua penetração nas camadas populares. Seu programa de televisão, tecnicamente bem-feito, acaba, pelo tamanho do tempo de televisão e perfil do candidato, se tornando enfadonho. Talvez o desempenho do postulante do PSDB sinalize que, mais do crescimento no início da campanha, Alckimin surfou numa "bolha" de opinião pública, formada por votos que eram de Roberto Freire (PPS) e Enéas Carneiro (Prona), pré-candidatos que não confirmaram suas candidaturas, e turbinada pela boa exposição em spots curtos de televisão. Resta saber o que farão PSDB e PFL quando perceberem que a derrota é realmente certa e possivelmente acachapante.

Comments:
Essa constatação me lembra o Fernando Rodrigues quando ele comentou que as duas primeiras semanas costumam dar o tom final da campanha. Ele foi menos bondoso (rs) com Alckmin e cia. O prazo pra quem não decolou nas pesquisas seria de uns 15 dias a partir do começo do horário eleitoral.

Depois disso, só mesmo os candidatos pra acreditarem que um milagre está às portas
 
Não sei se dá para dar prazo tão exíguo. É fato, contudo, que atualmente as campanhas são muito mais curtas. A pré-campanha é essencial. E nessa Alckmin foi mal, porque Lula se recuperou a tempo dos escândalos. Hoje, dois dias depois que esse post foi escrito, o quadro piorou ainda mais, sendo de franca cristianização do candidato tucano pelos postulantes aos governos pelo PSDB e PFL.
 
Ô Tosta, vai ficar nisso? Para de rir do Alkmin e bota um texto novo aqui, sô!
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?